CARDI HERA – Possui uma actividade cardiotónica e ritmizante do miocardio (Crataegus, Cactus grandiorus), exerce uma suave acção vasodilatadora permitindo assim um bom funcionamento do coração evitando esforços desnecessários por parte do músculo cardíaco (Crataegus e Ortosifon).
A Crataegus pode ser usada em cardiopatias, como insuficiência cardíaca congestiva, angina de peito, pressão arterial elevada, e níveis elevados de colesterol. Além disso, é eficaz em palpitações de origem benigna, arritmia cardíaca, ou como fortalecedor em caso de esforço fisico intenso. A Crataegus é amplamente usada na Europa como tratamento nas fases iniciais de insuficiência cardíaca congestiva. Existem várias maneiras possíveis através das quais o crataegus pode contribuir para a saúde do coração:
É um fitoterápico que age no miocárdio, mas também perifericamente, nos músculos vasculares, já que reduz a resistência vascular periférica, facilitando a função cardíaca.
É empregada como auxiliar no tratamento de insuficiência moderada, angina de peito e hipertensão. Apresenta resultados satisfatórios na angina, reforçando e retardando as contrações do miocárdio, o que explica a melhora de sintomas como a dispnéia de esforço, a taquicardia e os sinais de falência cardíaca.
A Crataegus aumenta o fluxo sangüíneo nas artérias coronárias e no miocárdio por meio da dilatação, exercendo um efeito favorável nos casos de alteração coronariana, quando há desequilíbrio entre o fluxo e o consumo de oxigênio pelo miocárdio, principalmente nos casos de tensão emocional ou física.
Possui um leve efeito na redução da pressão arterial, que se acredita ser devido à sua capacidade de bloquear a enzima que activa a substância química angiotensina (ACE), que contrai os vasos sangüíneos e induz o rim a reter o sal.
Descobriu-se que o Crataegus também é eficaz para baixar os níveis de colesterol do sangue e para fortalecer o componente de colagéneo dos tecidos conjutivos. A combinação desses efeitos pode diminuir o desenvolvimento da arteriosclerose nos vasos sanguíneos do coração que levam a ataques cardíacos.
Os flavonóides presentes, nomeadamente o hiperósido e a vitexina, regularizam o ritmo cardíaco, agindo sobre os ritmos demasiado rápidos e diminuindo as palpitações do coração (percepção exagerada dos batimentos cardíacos) em pessoas ansiosas. A Crataegus é um tónico cardíaco protector do coração.
A Crataegus actua também sobre o sistema nervoso central, reduzindo o nervosismo e ansiedade dos adultos e das crianças.
COMPOSIÇÃO (Valores por 15 ml)
Crataegus (Extracto líquido a 1:3) –500mg; Ortosifon (Extracto líquido a 1:3) –500mg; Cactus grandiflorus (Extracto líquido a 1:3) – 400mg; Leonorus cardiaca (Extracto líquido a 1:3) – 400mg; L-Taurina – 300mg; Antocianidinas – 150mg
MODO DE USO
Tomar 1 colher de sopa (15 ml), antes das três principais refeições (pequeno-almoço, almoço e jantar).
AVISO
Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado e equilibrado, bem como de um modo de vida saudável.
Conservar em local seco, fresco e ao abrigo da luz.
Manter fora do alcance das crianças.
Não tomar em caso de hipersensibilidade a um dos componentes de cada produto.
Não deverá exceder a toma diária recomendada.
Os suplementos alimentares não são medicamentos.
Em caso de dúvida, consulte o seu médico ou técnico de saúde.