O betacaroteno não só prepara a pele para a exposição solar, como também facilita o bronzeado e tem função antioxidante, reforçando a resistência da epiderme às agressões externas.
O betacaroteno é um pigmento natural, presente em vários tipos de alimentos, que faz parte de um grupo maior de nutrientes conhecidos como carotenóides, que podem ser encontrados em frutas e legumes, nomeadamente cenoura, rúcula, abóbora, manga, beterraba e inhame. Existem também drágeas para suplementar o corpo se este for recomendado pelo médico.
O betacaroteno é importante nas seguintes funções:
- Protege a pele dos raios UV: o betacaroteno atua diretamente na produção de melanina. Sendo um agente antioxidante, ajuda a retardar o envelhecimento da pele, tornando a pele mais bonita e saudável.
- Ajuda a fortalecer os ossos: o betacaroteno estimula a produção de uma das principais proteínas capazes de fortalecer os ossos, o colágeno.
- Aliado na saúde ocular: Sendo um dos principais precursores da vitamina A, o betacaroteno é um grande aliado da visão.
- Sistema imunológico: Como um dos principais precursores da vitamina A, o betacaroteno tem ação antioxidante e ajuda a melhorar a imunidade do organismo. Substâncias antioxidantes promovem o fortalecimento do sistema imunológico.
Como e quanto consumir de betacaroteno?
O correto é consumir betacaroteno após os banhos de sol para manter a saúde da pele. O betacaroteno tem a capacidade de modular a sensibilidade da pele ao sol. E as suas propriedades antioxidantes reduzem os danos na pele enquanto melhoram o seu aspeto para que pareça mais saudável.
A dose diária recomendada de betacaroteno é de cerca de 6-15 miligramas. Esta quantidade representa aproximadamente 55% das necessidades masculinas e 70% das necessidades femininas.
Para as crianças, recomenda-se que ingiram entre 3 e 6 miligramas por dia, o que representa entre 50 e 83% das suas necessidades.